Resenha ''Animação Cultural '', por Vilém Flusser



                                              Imagem : http://obviousmag.org/uma_nova_perspectiva/2016/geracao-de-consumo.html

  
''Animação Cultural '', por  Vilém Flusser

  Diante dos fatos mencionados pelo texto ''Animação Cultural'', por Vilém Flusser  e das ideias expostas pelos colegas em sala, é interessante notar a importância que os objetos ,em geral, são colocados na vida dos  seres humanos durante milênios até os dias atuais. 
  A narrativa é contada por nada mais e nada menos que um objeto, uma mesa redonda, que com voz de autoridade ressalta alguns aspectos da relação ''homem-objeto'' nas sociedades. Um deles é o modo ''Sapien'' do ser humano ao comandar a criação desses utensílios para atender as suas necessidades, ao longo dos anos, ao mesmo tempo que se inicia uma inversão de valores nessa interação, uma auto-objetificação humana. O Homem passa a agir de forma ditada por essas ferramentas, a viver para o uso delas ao invés de usá-las no viver.
  Outro aspecto do texto, defendido pela personagem 'mesa redonda', é o fato de que os objetos exercem funções importantes para os humanos, assim ao mesmo tempo que são inanimados são também animados, conclui ela. A partir disso, nota-se uma interdependência entre as partes. Com base nas ideias da aluna Aline Laranjo, o ideal se resume a não superioridade entre ambos, uma vez que se complementam. Os objetos precisam de quem os faça e os controle, enquanto que os homens precisam deles para facilitar seu modo de viver. 



Thaís Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica Colagem

Croquis da Escola de Arquitetura